Saúde: Oracle ganha novo contrato sem concurso
O Ministério da Saúde assinou, em 2007, um novo contrato com a Oracle, empresa norte-americana especializada no desenvolvimento de software, por 6,5 milhões de euros, sem que tenha sido previamente aberto um concurso público, noticiou recentemente o semanário Sol.
De acordo com o jornal, foi a segunda vez que o Ministério procedeu desta forma, depois de, em 2006, ter assinado um primeiro contrato com a mesma empresa, avaliado em oito milhões de euros, também este sem concurso público. Foram assim realizados, entre 2006 e 2007, pelo Ministério da Saúde, dois ajustes directos à Oracle, no valor total de 14,5 milhões de euros.
A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), organismo que gere a informática do Ministério, explicou ao Sol que o segundo contrato surgiu da necessidade de “continuar o processo de regularização” das licenças de utilização do software daquela empresa, processo que já estava previsto no primeiro contrato.
A ACSS afirmou também que não foi feito nenhum concurso público por se tratar de “uma aquisição efectuada através da Agência Nacional de Compras”. Porém, a Oracle não está inscrita nessa central de compras do Estado, adianta o semanário, pelo que o negócio foi efectuado por intermédio da empresa Normática, tal como acontecera em 2006.
In TDSnews - 2008/07/23
http://www.xmp.com.pt/tdsnews/226.1341.0.0.1.0.phtml
Isto é que anda aqui uma açorda heim ???
Agora é ver a SAP a atacar forte e feio !
.